“Em alguns momentos
penso em quem
eu poderia ter sido,
mas então eu lembro
que o passado modela
quem sou hoje.
As escolhas que fiz,
me tornaram quem eu sou.
Do futuro, não sei o que espero,
mas continuo escolhendo
a minha melhor versão.”
(Poema autoral – Thalita Gonçalves)
Um dos meus livros favoritos é O Ritmo da Vida do Matthew Kelly. É um livro que conversa conosco sobre o propósito de vida, sobre as escolhas, sobre quem somos, aonde estamos e aonde gostaríamos de chegar e de estar.
Li esse livro há alguns anos e não esqueço o seu conteúdo. Da importância de ter os sonhos escritos, de conhecer os nossos desejos mais profundos. Ele fala que o nosso propósito deve ser nos tornamos a melhor pessoa que nós pudermos ser, nas diferentes áreas da vida. Não é ser alguém perfeito, nem ter todo o dinheiro ou sucesso do mundo. Mas sermos a nossa melhor versão, da melhor forma possível.
O autor nos convida a reflexão através de quatro áreas da nossa vida:
Física: Como está o seu sono, a sua alimentação e os seus exercícios físicos?Espiritual: Como está a sua espiritualidade? Silêncio, solidão e meditação fazem parte desta área.Intelectual: Como estão os seus aprendizados? Você tem buscado conhecimento? Crescer profissionalmente e pessoalmente?Emocional: Como estão os seus relacionamentos?
Seja sincero(a) ao responder para si mesmo(a) cada uma das questões acima. Em alguns momentos, é importante parar, fazer uma reflexão e pensar se as nossas vivências estão dando sentido a nossa vida.
Lembre-se de tudo que você viveu. As suas escolhas no passado modelaram o seu presente hoje e a forma como você vive agora, interfere em seu futuro. Escolhemos o tempo todo e não escolher também é uma escolha. O momento de recomeçar é agora, de aprender, de reescrever uma nova história. Limitar-se a idade é perder a oportunidade de conhecer novas realidades, de reter novos aprendizados. Nunca é tarde para ser quem você é, para descobrir a sua melhor versão!
E para você que deseja saber mais sobre o propósito de vida, tem um capítulo sobre ele no meu e-book Reescrevendo a sua História com as Cartas Terapêuticas, além de outros temas relacionados ao autoconhecimento. São 85 páginas, com mais de 25 exercícios de escrita terapêutica e você ainda ganha de bônus um baralho do autoconhecimento. Para acessar, é só clicar aqui.
Também te convido para acompanhar o meu instagram @reescrevendoasuahistoria em que fiz a live sobre propósito de vida, autoestima, autoconhecimento e tem postagens novas semanalmente. Vale a pena conferir! Para acompanhar o meu insta, é só clicar aqui.
Com carinho,
Thalita Gonçalves.
Sem comentários