Como está a sua Autoestima?

Dias atrás li o livro Three Days em Florence (Três Dias em Florença) da autora Chrissie Manby ainda não publicado no Brasil. O livro conta a história de Kathy Courage, que sonhava em conhecer a Florença, o lugar em que os seus pais haviam passado a lua de mel. Kathy vê a oportunidade de realizar o seu sonho quando o seu cunhado Dave anuncia que o casamento dele será na Toscana e ela percebe que esse será o momento perfeito para conhecer a Florença.

Porém os planos não saem conforme o desejado, o seu namorado Neil não tem vontade nenhuma em passar com ela lá, até que duas coisas acontecem que vai mudar o rumo da sua vida inesperadamente: ela conhece Henry, que desperta nela a vontade de tocar piano novamente e ao voltar do casamento de Dave, ela está indo com Neil indo para o aeroporto de Florença e descobre que o voo dela não foi marcado para aquele mesmo dia. Neil deverá voltar sozinho, enquanto ela poderá passar três dias em Florença e realizar o seu grande sonho de conhecer a cidade.

Three Days em Florence é um livro que traz algumas reflexões que eu não poderia deixar de compartilhar com vocês. Apesar do sobrenome de Kathy ser Courage, ela havia deixado o medo tomar conta de sua vida. Ela já não se arriscava mais e também não gostava de expor a sua opinião por medo de ser criticada.

O relacionamento com Neil havia marcado a vida dela de forma muito negativa, pois o tempo todo ela tinha medo de dizer o que pensava e ser ridicularizada por ele. Quanto a Neil, ele não se mostrava satisfeito com nada e sempre estava infeliz com algo que havia acontecido.


Kathy tem baixa autoestima e não se sente a vontade com o que ela tem, acredita que seus talentos não devem ser valorizados e não se sente satisfeita desde que perdeu o emprego. Também deixou seus sonhos engavetados, desde que ela pensou que não fazia sentido insistir neles, já que Neil não os valorizava. E quando conhece Henry, ela percebe que é possível despertar os sonhos adormecidos, ainda que pareça difícil.

Em algum momento da sua vida, você tem agido como Kathy ou Neil? Quantas vezes temos medo de expor nossos pensamentos e sentimentos por acharmos que podemos ser criticados ou mantemos relacionamentos que não nos fazem bem por medo de sair da zona de conforto? Quais são os seus sonhos adormecidos? Você se sente diminuído pelos outros? Você tem dado muita importância para as críticas que você recebe?

Kathy tinha medo de ir além, de sair do lugar em que não se sentia bem, mas já estava acostumada com ele. É preciso buscar a mudança e ainda que seja difícil, é um processo que exige transformação e coragem. Ter disposição para ir adiante é fundamental, cuidar da nossa autoestima para que possamos lidar com os nossos relacionamentos deve ser a nossa prioridade!

E caso você queira nutrir a sua autoestima no dia a dia, eu criei o Baralho da Autoestima Reescrevendo a Sua História. São 80 cartinhas que você pode imprimir, sem uma ordem para vivenciar uma a cada dia. Tem exercícios de escrita terapêutica, dicas práticas da autoestima, perguntas e muito mais... Temas como o autocuidado, o amor próprio, a autoimagem, entre outros fazem parte deste conjunto. Para saber mais, é só clicar nesse link aquiVale a pena conferir!

Com carinho.
Thalita Gonçalves.

Sem comentários