Você já parou para pensar que a escrita também pode ser terapêutica?
Talvez você já tenha vivenciado a sensação de escrever em agendas, diários e ao terminar cada dia sentiu o quanto a escrita foi fundamental para aquele dia ou momento que você estava vivendo...
Durante muito tempo, os cadernos foram meus grandes amigos. De guardados em uma papelaria, passaram a ocupar o meu quarto e despertaram a minha atenção ainda nos primeiros anos da escola.
No caderno eu me sentia acolhida ao contar minhas dores, meus pensamentos, sentimentos e as emoções que estavam me preenchendo em diversos momentos. Foram muitos anos de prática através de cartas, poesias, crônicas, mensagens e diários...
E foi assim que percebi que a escrita foi me ajudando na travessia de muitos momentos difíceis em minha vida. Aliada com a leitura, ela pode ser um grande refúgio e ajudar cada um de nós a externalizar as nossas emoções.
No livro O Caminho do Artista, Julia Cameron propõe as páginas matinas, que é a escrita diária de três páginas ao acordar. No início, é bem comum que talvez não saia nada interessante ou impactante, mas não desista.
Com a prática diária, a escrita vai sendo moldada e aos poucos quanto mais a sua confiança aumenta, mais você consegue se sentir seguro(a) para continuar escrevendo. Aos poucos as conexões vão acontecendo e quanto mais aprofundada for a escrita, mais terapêutica ela será.
Especialistas têm comprovado cada vez mais o quanto a escrita pode ser terapêutica. Há pesquisas que revelam que ela pode potencializar em até 4 vezes o processo terapêutico. Alguns benefícios da escrita terapêutica comprovados são:
- Diminuição do estresse e da ansiedade;
- Acalmar os pensamentos;
- Contribuir no aumento de autoconhecimento;
- Ajudar a recuperar memórias;
- Elaborar perdas;
- Aumentar a autoestima;
- Identificar as emoções e compreender as próprias necessidades;
- Organizar as ideias, metas e ajudar a manter o foco.
Lembre-se que o primeiro passo para escrever é ver o caderno como um aliado e não como um julgador. Não mostre os seus escritos para ninguém e nem deixe que as pessoas tenham acesso a essa escrita. Ao fazer isso, você vai se sentir muito mais a vontade para colocar todos os seus medos, sonhos, pensamentos e emoções no papel.
E para que você possa vivenciar essa escrita terapêutica de forma direcionada, te ajudando a passar por esses momentos difíceis, reescrevendo a sua história de uma forma diferente, é só adquirir o meu Ebook Reescrevendo a Sua História com as Cartas Terapêuticas, em que você vai ter contato com a escrita através das cartas, clique aqui para conhecer.
Talvez você vá se surpreender com a efetividade da escrita terapêutica e o quanto ela pode te ajudar a atravessar esses momentos difíceis. Lembre-se que ao se abrir para a escrita, você está se abrindo para um mundo desconhecido, profundo, mas que se você realmente for além, ela pode te ajudar a se tornar a melhor pessoa que você pode ser.
Com Carinho,
Thalita Gonçalves.
Sem comentários