Você sabe como escrever os sonhos noturnos? Os sonhos noturnos sempre despertaram a curiosidade humana e cada vez mais novas pesquisas estão sendo desenvolvidas com a finalidade de obterem respostas sobre o mundo inconsciente. Sendo estudado por muitos, exercendo fascínio sobre outros, e a verdade é que ainda não se tem todas as respostas sobre eles. Você já pensou em praticar a escrita terapêutica deles e fazer desses registros uma prática de autoconhecimento?
Comecei a praticar a escrita de sonhos noturnos há alguns anos. Antes mesmo da faculdade de psicologia, eu costumava registrar como uma maneira de não esquecer aqueles que de alguma forma haviam me feito pensar sobre a minha vida. Uma maneira de fazer os registros, é escrevê-los assim que você acordar. Durante a noite, temos mais de 5 sonhos, mas costumamos lembrar mais do último que ocorre próximo do nosso horário de acordar. Escreva com detalhes e com o tempo, você conseguirá perceber que vai se lembrar dos outros também.
Para a terapia cognitivo-comportamental (TCC), os sonhos noturnos representam os nossos pensamentos automáticos. Durante a sua pesquisa sobre depressão, o psiquiatra Aaron Beck (criador da TCC), descobriu que os pacientes deprimidos tinham sonhos relacionados aos sentimentos de tristeza, fracasso, perda etc., revelando os pensamentos rígidos e inflexíveis que eles tinham.
Pare por um momento e pense nos seus sonhos. Observe se há um padrão ocorrendo: há algo que sempre acontece neles, só que de forma diferente? Há algo acontecendo em sua vida que se vincula de alguma forma com o que você sonhou? Muitas pesquisas falam que os sonhos também revelam traumas emocionais, só que de forma simbólica.
Para que você comece a escrever sobre os sonhos noturnos, vou deixar aqui algumas orientações que foram traduzidas e retiradas do livro Dream Therapy da autora Dra. Clare Johnson para você começar a escrita dos sonhos.
1 - Encontre um caderno sem pauta para usar como seu diário de sonhos. É bom ter papel sem pauta para que você possa adicionar facilmente desenhos e esboços das imagens dos seus sonhos. Você pode querer usar a página direita de seu diário de sonhos para descrições de sonhos e a lateral esquerda para esboços, reflexões sobre o sonho e os resultados de qualquer trabalho onírico que você tenha feito com esse sonho.2 - Mantenha seu diário de sonhos e caneta ao lado da cama e anote seus sonhos antes de se levantar. Tente fazer do seu diário de sonhos a primeira coisa que você procura pela manhã, e logo se tornará um hábito. Mesmo que você ache que não se lembrou de nenhum sonho, abra seu diário e comece a escrever. É surpreendente como os sonhos podem inundar nossa mente quando colocamos a caneta no papel nesse estado criativo do início da manhã.3 - Escreva seus sonhos no tempo presente e da perspectiva da primeira pessoa ('Estou correndo em um telhado laranja...'), porque isso o traz de volta à cena e melhora sua recordação. Se você estiver com pressa, anote apenas os títulos dos sonhos, pois isso os enraizará em sua memória; então volte mais tarde para preencher o resto dos sonhos. Se você não gosta de escrever, ditafones e aplicativos que permitem fazer uma gravação de voz também são boas maneiras de gravar seus sonhos.4 - Examine o seu diário de sonhos antes de dormir à noite, sublinhando qualquer imagem que salte à sua mente, anotando percepções ou criando uma lista de seus símbolos ou temas de sonho comuns. Esta é uma ótima maneira de se preparar para recordar seus sonhos na manhã seguinte. Você vai começar a curtir muito esse momento de reler seus sonhos; permite que você faça uma conexão consciente com sua mente inconsciente. (...)(Trecho traduzido do e-book Dream Therapy da Dra. Clare Johnson).
E para que você continue vivenciando a escrita terapêutica no dia a dia, eu lancei a Jornada Reescrevendo a Sua História – 21 Dias de Escrita Terapêutica em que nela é possível encontrar diversos temas, iniciando pelo autoconhecimento, passando pelo autocuidado, aprendendo a estabelecer metas até reescrever uma nova história. Ressaltando que na jornada tem áudios, materiais em PDF, bônus exclusivos e você ainda poderá fazer no seu tempo, na sua disponibilidade, sendo uma jornada 100% online. Clique aqui para saber mais sobre ela. Vale a pena conferir!
Com carinho,
Thalita Gonçalves.
Sem comentários