Gratidão é a capacidade de trazer à memória, com uma postura de humildade, todo apoio e ajuda que recebemos. É um estado mental. Quando reconhecemos amorosamente a bondade em outra pessoa, esse reconhecimento ajuda a despertar a bondade em nós mesmos.(MATA AMRITANANDAMAYI, AMMA)
Você já refletiu sobre a importância da gratidão? O psicólogo Robert A. Emmons, especialista em gratidão, descobriu em suas pesquisas que as pessoas gratas são mais felizes que as que não agradecem. E em um de seus estudos, ele descobriu que as pessoas que fizeram o diário da gratidão, tiveram benefícios psicológicos, físicos e sociais, tendo emoções mais positivas. Abaixo, separei um trecho do livro Agradeça e seja feliz do Robert A. Emmons que fala sobre essas pesquisas.
Há o sentimento de gratidão de curto prazo, mas também a disposição de ser grato no longo prazo. Nossa pesquisa pioneira mostrou que as pessoas gratas apresentam níveis mais elevados de emoções positivas como alegria, entusiasmo, amor, felicidade e otimismo, e que a prática da gratidão como disciplina as protege dos impulsos destrutivos da inveja, do ressentimento, da ganância e da amargura. Descobrimos que uma pessoa que sente gratidão é capaz de lidar com mais eficácia com o estresse diário, tem mais resiliência diante do estresse causado por trauma, se recupera mais rapidamente de doenças e tem mais saúde física. Nossa pesquisa nos levou a concluir que sentir gratidão leva a sentimentos maiores de união, relacionamentos melhores e até mesmo altruísmo. Também descobrimos que, quando as pessoas são gratas se sentem mais amorosas, mais capazes de perdoar e mais próximas de Deus. A gratidão maximiza a apreciação do bem — dos outros, de Deus e da vida. A felicidade é facilitada quando apreciamos o que recebemos, “queremos o que temos”.(Agradeça e Seja Feliz de Robert A. Emmons, páginas 23-24)
E como criar um diário da gratidão? Em um caderno ou no seu diário de escrita, anote diariamente pelo menos três coisas que você gostaria de agradecer. Pense em agradecimentos diários diferentes, de preferência coisas que aconteceram e que te fizeram bem de alguma forma.
Ao longo dos dias, vá registrando como está sendo essa prática para você. Quando somos gratos, despertamos o nosso olhar para o que já temos, ao invés de comparar com o outro e focar no que ainda não temos.
E para que você continue vivenciando a escrita terapêutica no dia a dia, eu lancei a Jornada Reescrevendo a Sua História – 21 Dias de Escrita Terapêutica em que nela é possível encontrar diversos temas, iniciando pelo autoconhecimento, passando pelo autocuidado, pela gratidão, aprendendo a estabelecer metas até reescrever uma nova história. Ressaltando que na jornada tem áudios, materiais em PDF, bônus exclusivos e você ainda poderá fazer no seu tempo, na sua disponibilidade, sendo uma jornada 100% online. Clique aqui para saber mais sobre ela. Vale a pena conferir!
Com carinho,
Thalita Gonçalves.
Sem comentários