No livro As Cinco Linguagens do Amor de Gary Chapman, ele mostra que cada um de nós tem a nossa forma de amar, em que ele dividiu como as cinco linguagens do amor. Aprender a forma de amor da pessoa que está ao nosso lado, contribui para que o relacionamento cresça, fortaleça e ambos se compreendam de uma forma muito mais saudável.
Quantas vezes você tem esperado da pessoa que está ao seu lado uma forma de agir que comprovasse o amor dela e o resultado foi muito diferente? Cada um de nós tem uma linguagem de amor, e qual é a sua forma de amar?
Palavras de Afirmação: Há pessoas que gostam de ser elogiadas, que gostam de elogiar os outros, sejam com palavras sinceras ou encorajadoras. Pessoas que tem essa linguagem de amor esperam palavras de afirmação do seu cônjuge reconhecendo os seus gestos e com isso retribuem o seu amor com mais alegria e gentileza. Quando o seu cônjuge fizer algo por você, ainda que sejam atividades cotidianas simples, expresse o seu agradecimento através de um elogio sincero e bondoso, reconhecendo a qualidade que ele(a) tem.Qualidade de Tempo: Há pessoas que gostam de ter um tempo de qualidade com o seu cônjuge e isso significa que durante uma conversa, um passeio o tempo deve dedicado exclusivamente a essa pessoa. Sentar e conversar com total atenção um no outro, estar próximo da pessoa que você ama verdadeiramente, dedicando-se a ela. Na qualidade de tempo, ter a companhia do outro com total atenção é fundamental.Receber Presentes: Nessa linguagem, muitas pessoas gostam de receber presentes. O valor não é o mais importante, mas ter se lembrado da pessoa ao adquiri-lo e presentear é uma forma de expressar essa linguagem. Além de dar presentes físicos, a pessoa com essa linguagem também apreciará a presença do cônjuge em muitos momentos e essa presença física é muito significativa.Formas de Servir: Nessa linguagem, a pessoa demonstra o seu amor através dos seus serviços ao cônjuge, fazendo atividades como preparar uma refeição, arrumar a casa, organizar algo especial para a pessoa que está ao seu lado.Toque Físico: Nessa linguagem, a pessoa expressa o seu amor através do toque físico, seja andar de mãos dados, abraçar, beijar... No toque físico, o cônjuge demonstra o seu amor com o contato físico, abraçando quando o outro chora, estando juntos para assistir a um filme, entre tantas formas.
Cada pessoa pode ter mais de uma linguagem de amor, mas uma sempre se desenvolve mais sobre as outras, sendo a primeira. A partir dessa postagem você já conseguiu pensar em qual é a sua linguagem de amor?
E para você que me acompanha e deseja continuar cuidando do seu relacionamento, eu escrevi o e-book 21 Dias de Escrita Terapêutica Para Casais que foi criado justamente para que os casais coloquem em prática e conheçam um pouco da escrita terapêutica, com novas ideias para fortalecer o relacionamento. Além dos 21 dias, vocês ainda terão acesso a 4 exercícios de bônus que está no e-book, é só clicar aqui para conferir.
Com carinho.
Thalita Gonçalves.
Sem comentários