Imagine que em algum momento você tenha encontrado um livro do qual você tenha ficado horas imerso(a) dentro da leitura... Em algum momento você se identificou com os personagens ou percebeu que algum deles estava passando por uma situação semelhante a sua. De repente foi como se você tivesse encontrado as respostas para as suas perguntas e naquele momento sentiu que aquele livro parecia ter sido escrito exclusivamente para você.
Agora pense se em algum momento você encontrou alguém que falou para você dos próprios problemas, precisando de algum conselho ou de uma palavra de encorajamento e naquele mesmo instante você se lembrou de um livro que seria perfeito para a ocasião.
Caso você já tenha passado por uma dessas suas situações, você provavelmente vivenciou a biblioterapia. No livro Biblioterapia de Marc-Alain Ouaknin, o autor fala que em um significado literal a Biblioterapia seria a terapia por meio dos livros, da leitura.
Em muitos momentos podemos vivenciar essa leitura terapêutica... Ao encontrar um trecho que fala exatamente aquilo que estamos vivendo e sentindo. Identificar com um personagem com dores e sonhos semelhantes aos nossos. Sentir o toque da leitura tão profundo a ponto de desejarmos mudar a nossa vida e reescrever a nossa história.
No livro da The Art of Mindful Reading (A Arte da Leitura Mindful) da Ella Berthoud, que trabalha com a biblioterapia em Londres, ela fala dos vários benefícios que a leitura mais atenta e terapêutica traz. Um dos trechos que mais me tocaram na leitura foi:
"Como biblioterapeuta, acredito que toda narrativa que você lê molda a pessoa que você é, falando com você em um nível profundo e inconsciente e alterando sua própria natureza com as idéias que ele mostra. A cada narrativa que você absorve, você vive uma vida diferente da sua e isso afeta você em um nível fundamental. Ler atentamente, (...), pode ajudá-lo a refletir de maneira significativa sobre os textos que você lê, sejam ficção, jornais, notícias online, poemas ou não ficção." (Tradução Livre)
Pense nos últimos livros que você tem lido: Será que você já passou pela experiência da biblioterapia?
E se a biblioterapia ainda não aconteceu ou já tiver acontecido e você queira reviver, venha saber um pouco mais sobre o meu Atendimento de Biblioterapia Online em que apresentarei trechos de livros com potencial terapêutico, escrita terapêutica e muito mais. Para mais detalhes do atendimento, é só clicar aqui. Vale a pena vivenciar e apreciar este momento!
Com Carinho,
Thalita Gonçalves.
Sem comentários