Você sabe como lidar com as emoções desagradáveis? Uma das demandas que mais tenho trabalhado na clínica tem sido essa. Aceitar as emoções como a tristeza, raiva, ansiedade, medo, entre outras pode ser um desafio. Quantas vezes você já desejou que essas emoções fossem embora sem saber qual seria a melhor forma de lidar com elas? Pensando nisso, separei algumas estratégias para te ajudar a lidar com as emoções de maneira saudável.
1. Reconheça e aceite suas emoções: Comece identificando e reconhecendo suas emoções desagradáveis. Permita-se sentir essas emoções, pois negá-las ou reprimi-las pode causar mais estresse a longo prazo. Aceite que é normal ter emoções desagradáveis em certas situações.
2. Entenda a causa: Tente entender a causa das suas emoções desagradáveis. Reflita sobre o que desencadeou essas emoções e como você está interpretando a situação. Às vezes, nossas emoções podem ser influenciadas por pensamentos distorcidos ou suposições errôneas.
3. Busque apoio: Conversar sobre seus sentimentos pode ajudar a aliviar o peso emocional e fornecer uma perspectiva diferente. Compartilhe suas emoções com alguém de confiança, como um psicólogo pode te ajudar a lidar com elas de maneira mais eficaz.
4. Pratique a autorregulação emocional: Desenvolva habilidades para regular suas emoções. Isso pode envolver técnicas como respiração profunda, meditação, mindfulness ou atividades que o relaxem, como exercícios físicos ou hobbies. Encontre o que funciona melhor para você e incorpore essas práticas em sua rotina diária.
5. Reformule seus pensamentos: Questione os pensamentos negativos ou distorcidos que podem estar intensificando suas emoções desagradáveis. Tente encontrar perspectivas mais realistas e equilibradas e busque outras interpretações da situação.
6. Cuide de você: Dedique tempo para cuidar de você de maneiras saudáveis. Isso inclui dormir o suficiente, manter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas regulares e reservar momentos para fazer coisas que lhe tragam alegria e relaxamento.
7. Aprenda com suas emoções: Em vez de evitar ou suprimir as emoções desagradáveis, use-as como oportunidades de aprendizado. Elas podem fornecer insights valiosos sobre suas necessidades, limites ou áreas em que você precisa crescer. Aprender com suas emoções pode te ajudar a desenvolver maior resiliência emocional.
Lidar com emoções desagradáveis é um processo contínuo e pode levar tempo para alcançar a inteligência emocional. Lembre-se de ser gentil consigo mesmo ao passar por esse processo e busque ajuda profissional, se necessário.
E para investir no seu autoconhecimento, eu criei o baralho Despertando o Autoconhecimento Feminino, com 80 cartas, em que nele são abordados vários temas voltados para o autoconhecimento e para o bem estar emocional. Para acessar, é só clicar aqui.
Também te convido para acompanhar o meu instagram @reescrevendoasuahistoria em que dou muitas dicas sobre saúde mental, autoestima, autoconhecimento e tem postagens novas semanalmente. Vale a pena conferir! Para acompanhar o meu insta, é só clicar aqui.
Com carinho,
Thalita Gonçalves.
Sem comentários