Imagine a seguinte situação: Você tenta ajudar uma pessoa, faz o melhor trabalho possível, e não importa o quanto você tente, tudo o que você recebe são críticas e lamentações. "Ah, mas você poderia ter feito melhor." "Nossa, quanta incompetência!". "Se eu mesmo(a) tivesse feito, com certeza teria ficado incrível." E tantas outras falas que escutamos por aí.
Caso já tenha acontecido com você, ou aconteceu recentemente, lembre-se: Você não vai agradar todo mundo. Muitas vezes, temos uma necessidade imensa de aprovação, de sermos elogiados, de sermos reconhecidos pelos nossos trabalhos. Porém, o que esquecemos é que nem todo mundo vai aprovar o que fazemos, por melhor que esteja e tudo bem.
Não tenha medo das críticas, pois muitas vezes elas nos paralisam. Imagine que ao ser criticado(a) você deixe de fazer o seu trabalho por medo de que isso aconteça de novo. Você pode também acabar se prendendo na prisão do perfeccionismo e só fazer algo quando tudo estiver perfeito.
O perfeito na maioria das vezes é inacabado, esquecido na fase do planejamento porque muitas vezes não teremos coragem de sair de lá. "Sim, está ótimo, mas ainda tem muito para melhorar". Muitas vezes você falará isso para você mesmo(a). E nessa busca contínua da perfeição, ficamos presos em meio a inseguranças, pensamentos negativos e desesperados pela busca do perfeccionismo.
Não se prenda as expectativas alheias, compreenda que nem todas as vezes você agradará todo mundo e que a vida segue adiante mesmo assim. Continue fazendo o seu trabalho com consciência e responsabilidade, dando o melhor de você. Lembre-se que enquanto os outros estão criticando o seu trabalho, você deve continuar seguindo em frente com determinação, rumo ao crescimento, buscando diariamente a melhor versão de você.
E caso você queira nutrir o seu autoconhecimento no dia a dia, reconhecer as suas emoções, eu criei o Baralho Despertando o Autoconhecimento Feminino. São 80 cartinhas que você pode imprimir, sem uma ordem para vivenciar uma a cada dia. Tem exercícios de escrita terapêutica, dicas práticas da autoestima, perguntas e muito mais. Para adquirí-lo é só clicar neste link aqui. Vale a pena conferir!
Com carinho.
Thalita Gonçalves.
Sem comentários