Você consegue expressar o que você sente de maneira assertiva? No consultório, uma das demandas que tenho trabalhado tem sido a comunicação nos diferentes tipos de relacionamentos. Muitas vezes, falar o que estamos sentindo pode ser um desafio quando não nos sentimos compreendidos pelos outros.
Verbalizar os sentimentos de maneira assertiva envolve expressar de forma clara e direta o que você está sentindo, levando em consideração suas próprias emoções e respeitando os outros. Pensando nesse tema, separei sete maneiras para que vocês consigam se expressar da melhor forma possível, construindo relacionamentos melhores e mais saudáveis.
1. Identifique os seus sentimentos: Antes de expressá-los, é importante compreender e nomear seus próprios sentimentos. Reflita sobre o que você está experimentando e tente identificar as emoções específicas envolvidas. É tristeza, raiva, alegria, medo ou outra emoção?
2. Seja claro(a) e específico(a): Ao comunicar seus sentimentos, seja específico sobre o que está sentindo. Evite generalizações vagas e tente descrever exatamente o que está acontecendo em relação às suas emoções.
3. Use "eu" em vez de "você": Em vez de culpar ou acusar os outros, concentre-se em suas próprias experiências. Use frases que comecem com "eu" para expressar seus sentimentos, como "Eu me sinto triste quando isso acontece".
4. Seja objetivo: Evite exagerar ou dramatizar. Mantenha-se objetivo(a) e relate apenas seus sentimentos sem fazer suposições sobre as intenções ou motivações dos outros. Converse com o outro, não espere que ele saiba os seus pensamentos e sentimentos.
6. Escolha o momento certo e o local adequado: Procure um momento e um local apropriados para expressar seus sentimentos. Isso pode garantir que a comunicação seja mais eficaz e que os outros estejam mais abertos para ouvir.
7. Esteja aberto(a) ao diálogo: Ao expressar seus sentimentos, esteja disposto(a) a ouvir as perspectivas dos outros e a ter uma conversa construtiva. A comunicação assertiva envolve um diálogo aberto, em que ambas as partes têm a oportunidade de se expressar e serem ouvidas.
Lembrando que a assertividade é uma habilidade que pode ser desenvolvida com prática. Com tempo e experiência, você poderá se sentir mais confortável em expressar seus sentimentos de maneira assertiva. Não hesite também em procurar ajuda profissional se estiver sendo muito difícil para você.
E para investir no seu autoconhecimento, eu criei o baralho Despertando o Autoconhecimento Feminino, com 80 cartas, em que nele são abordados vários temas voltados para o autoconhecimento e para o bem estar emocional. Para acessar, é só clicar aqui.
As informações sobre como funcionam o processo terapêutico, estão disponíveis aqui neste link. Para falar diretamente comigo pelo whatsapp e agendar a sessão, é só clicar aqui.
Com carinho,
Thalita Gonçalves.
Sem comentários